Acne: a doença e o tratamento

“Acne é uma doença inflamatória da pele, de maior frequência durante a adolescência. Isso se dá devido ao nível elevado de hormônios sexuais, que causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas e provoca o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, nas costas, no colo e nos ombros”.  [parcialmente extraído da Wikipédia]

Pois é. Comigo não foi assim. Apesar de eu ter 21 anos, já era idade para não ter mais problemas com acne. Se estou escrevendo esse post, é sinal de que ainda tenho, não acham?

Iniciei, há quatro meses, um tratamento para o problema. Consultei uma dermatologista que me examinou e caracterisou meu problema como “acne moderada / grave”. Isso quer dizer que eu não sou um tipo de paciente comum, mas também não tenho o mais grave dos problemas. Estou no meio termo. O primeiro tratamento indicado foi:

  • Tetralysal 300g: ingestão de um comprimido por dia, durante 14 dias;
  • Tetralysal 150g:  após o término da ingestão do Tetralysal 300g, ingestão de uma cápsula por dia, também durante 14 dias;
  • Dermotivin: sabonete para uso diário, lavar o rosto ao acordar e antes de ir dormir;
  • Adacne Gel: aplicar o gel após a lavagem do rosto, antes de dormir, dia sim / dia não, durante uma semana. Na semana seguinte, aplicar o gel todos os dias.

Pois é. O tratamento acima trouxe poucos resultados. Após isso, a minha dermatologista me solicitou diversos exames de sangue e me indicou o site do CUCAS (veja nos links abaixo), para tirar dúvidas sobre o próximo passo do tratamento: a ingestão de Roacutan.

O remédio é temido por muitos por causa de seus efeitos colaterais (clique aqui e leia a bula do remédio). Para receitá-lo, o médico dermatologista precisa comprovar que pode prescrever o medicamento, por meio de uma nota-comprovatória, entregue ao paciente. Além disso, nós pacientes, devemos assinar vários termos de compromisso, atestando nossa ciência e responsabilidade sobre o uso do remédio.

Hoje foi o meu primeiro dia de uso. Até agora, nenhum efeito colateral. Postarei nesse blog as evoluções e possíveis ‘probleminhas’ com o tratamento, além de dicas para cumprir todas as prescrições médicas.

É isso.

Alguns links interessantes para quem está pesquisando sobre o assunto:

  • CUCAS – Clube dos Unidos Contra a Acne: informações sobre a saúde da pele, seção de entretenimento, procura por dermatologistas e dicas – http://www.cucas.com.br
  • Acne: site informativo sobre a acne. O que é, como surge, mitos e verdades, cuidados com a pele e outras informações -
    http://www.acne.com.br
3 comentários sobre “Acne: a doença e o tratamento

  1. Muitas pessoas já me recomendaram. É muito provável que funcione, sim. Meu dermatologista não me deixou usar e me prescreveu um tratamento que não adiantou. Agora não tenho mais $ pra bancar dermatologista e larguei de mão dessa porra.

    Mas boa sorte! Eu acho que minha experiência no assunto me concede o direito de dizer que sei como é…

    Bjs!

  2. nossa eu adorei vcs explicao direitinho sabia eu fiquei muito emocionada de saber disso uhuhuhuhhuhuhuhuh iguanas

Deixe uma resposta

