Obama: O Lula das Américas

Não me vejo como uma lunática e espero que você leitor também não. Mas foi exatamente o que escrevi no título desta postagem o que pensei quando abri o jornal hoje de manhã e vi uma gigantesca foto do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Tudo bem que não é nenhuma novidade que ele tenha ganho. McCain cometeu erros graves desde o início de sua campanha, foi imprudente, sensacionalista e não conseguiu convencer o eleitorado. Além destas “pequenas falhas”, contou com a “ajuda especial” da crise financeira mundial e dos posicionamentos cada vez mais reprovados do Partido Republicano. O resultado disto tudo estava mais que óbvio: a inteligência, sutileza e brilhantismo de Barack ganhariam as eleições.

Embora haja todo o positivismo, a alegria e a espectativa em relação ao “primeiro presidente negro dos EUA”, aqui começam as preocupações: a nação americana, tal como os brasileiros, bolivianos, venezuelanos e outras nações da américa latina já fizeram, escolhem o presidente que mais tinha em seu perfil a marca da “mudança”. Barack também fez campanha neste sentido. Seu slogan dizia isto. Seu posicionamento dizia isto. Até sua origem dizia isto. E a nação americana finalmente resolveu mudar. Isto é histórico e merece aplausos de todo o mundo. A filha de M. Luther King não está errada ao dizer que o pai ficaria orgulhoso dos americanos, se estivesse vivo.

Os desafios batem à porta. Alguns deles são quase tão complicados quanto a própria mudança histórica, que elegeu Obama com 64% dos americanos comparecendo às urnas. Alguns dos desafios do novo presidente, que assumirá em 20 de janeiro de 2009 serão:

  1. Equilibrar a economia americana, que vive a sua pior crise desde 1929;
  2. Definir o futuro da guerra contra o terror, iniciada por Bush, que até agora não resolveu nenhum dos problemas americanos e foi um dos pontos determinantes para a rejeição do republicano John McCain à cadeira presidencial, por sua ligação com Bush e apoio à guerra;
  3. Administrar a nação mais poderosa do mundo, sem desiludir seus eleitores;

Situação parecida a esta encontrava-se no Brasil em 2002. O país estava quebrado, devendo e sem perspectivas de futuro quando Lula assumiu. Aliás, até em discurso, os candidatos se relacionam. Uma semana antes de ser eleito, Obama utilizou-se das mesmas palavras de Lula durante uma propaganda na TV. “A esperança irá vencer o medo”, disse Obama, tal qual fazia Lula em suas campanhas.

Cabe ao candidato democrata atender às espectativas da população e manter seu índice de aprovação sempre crescendo, da mesma forma que faz o presidente Lula. Reeleito, sem qualquer envolvimento comprovado com a corrupção (para revolta da oposição) e fazendo o país ser cada vez mais reconhecido no mundo, o presidente Lula surpreende a cada dia. A nação americana também quer o seu Lula.

Vá lá Obama, o mundo está com você! Afinal “we can!”

Crédito da foto: Agência Reuters

Anúncios

6 comentários sobre “Obama: O Lula das Américas

  1. Acredito piamente no Barack. Ele é o Lula americano sim, e o Lula por sua vez, é um dos melhores governos que este país já teve. Pagamos a dívida externa, crescemos 5% a ano e nossas riquezas estão sendo exploradas com inteligência.
    Só não espero que o Obama copie o nosso Lula nos escandâlos, porquê nos EUA a coisa é diferente
    E boa diferente nisso!

  2. Acredito piamente no Barack. Ele é o Lula americano sim, e o Lula por sua vez, é um dos melhores governos que este país já teve. Pagamos a dívida externa, crescemos 5% a ano e nossas riquezas estão sendo exploradas com inteligência.
    Só não espero que o Obama copie o nosso Lula nos escandâlos, porquê nos EUA a coisa é diferente
    E boa diferente nisso!

  3. O seu novo layout ficou muito bom, e a foto do Barack ficou muito linda.
    Estou colocando o discurso “I have a dream”
    Dá uma olhada
    Beijos

  4. O seu novo layout ficou muito bom, e a foto do Barack ficou muito linda.
    Estou colocando o discurso “I have a dream”
    Dá uma olhada
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s