Da importância de escrever sobre música

escrever sobre música

Dois fatos completamente isolados que me aconteceram essa semana inspiraram esse texto: um bom amigo me enviou uma reflexão recortada de um livro. Um novo amigo revelou um hobby.

A frase era “Cada pessoa reage à música à sua maneira, e a sensação de deleite que ela provoca costuma ser pessoal e intransferível. Então, porque escrever a respeito? Porque escrever sobre música é a única alternativa para os que não são capazes de produzí-la”. Nunca me senti tão inclinada a concordar e discordar com uma mesma sentença desse jeito.

Concordo que a reação que uma música provoca é extremamente particular e que cada ser humano tem em si o seu jeito todo particular de compreender e de interpretar uma música, de pensar suas harmonias e versos, de ouvir as cadências dos sons que formam cada um dos compassos da canção. Mas para mim esse é mais um dos motivos pelos quais é extremamente importante que cada vez mais pessoas escrevam sobre música: para compartilhar esses sentimentos.

Quando você escreve sobre música, você liberta para um mundo todo um particular de emoções e de vivências que são só suas, e sua experiência com aquele tipo de música ou com aquela voz ou com aquele solo de baixo vai chegar à milhares de pessoas que sequer sabem seu nome, ou de onde você veio, ou de que forma aquela música te encontrou. A forma como você reagiu é que está no seu texto. E assim como a música é capaz de unir multidões e de atravessar gerações, um texto sobre música também pode fazer alguém se sentir mais confortável para falar sobre suas preferências musicais numa roda de amigos, ganhar uma nova amizade, querer conhecer aquele disco, descobrir aquela banda que abriu o show da sua favorita num grande festival ou até mesmo querer escrever uma carta resposta para o resenhista discordando de cada uma das linhas que ele escreveu. E não, isso não acontece só com quem não consegue produzir música, mas sim com toda e qualquer pessoa que, assim como foi atingido pelo prazer de ouvir um disco perfeito também foi tocado pela obrigação de compartilhar esse sentimento com as pessoas ao redor ou que foi imbuído à buscar um texto que falasse sobre aquela música que é impossível de descrever, não importa quantas vezes você ouça.

Conhecer alguém que tem como hobby a leitura de resenhas também foi uma experiência sem nome. Quantas vezes você, companheiro de salas de imprensa lotadas, sem ar-condicionado decente ou com internet capenga se perguntou: “Eu tô aqui, correndo feito um louco pra quê? Ninguém vai ler essa droga!”. Ledo e Ivo engano. Tem gente que lê sim. Tem quem use as resenhas para aprender algo sobre música. Tem quem leia só pra deixar um comentário cheio de crítica, que ora faz sentido e ora é só a exposição de alguém que não quer passar despercebido ou desentendido. Tem quem apenas leia, sem esboçar qualquer reação. Tem quem busque nas resenhas as respostas para aquela inquietação que o invadiu quando aquele novo som tomou conta do seu tocador de discos ou do seu iPod. Enfim, tem quem leia.

Com tudo isso posto, escrever sobre música é importante. Seja para desabafar, para deixar um legado, para opinar ou para pôr pra fora toda essa emoção que esse disco te causou e que outro só fará da mesma forma ano que vem, semestre que vem ou nunca mais. Para fazer com que quem não esteve naquele show sinta um pouquinho da alegria que aquele vídeo borrado do Youtube não pode transmitir. Para que você inspire uma nova música com suas palavras sobre aquela já antiga que ficou incrível com uma nova roupagem. Para que você escreva sua própria música depois do texto. E para dedicar a todos aqueles que prestam atenção no seu trabalho de escritor. Ainda que só uma vez.

2 comentários em “Da importância de escrever sobre música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s