Roacutan – efeitos positivos e negativos

Começo o post de hoje sobre o tratamento com Roacutan cumprindo uma promessa: pois é, lá vão as fotos comparativas, pra vocês verem o estado do ser que vos escreve:


Rakky antes de começar o tratamento. Jujuba e Ísis queridas, desculpem por cortar vocês da foto
. (29/8/2009*)

Rakky, quatro meses depois do início do tratamento. Sim, eu sei, é demais não é? (1/1/2010)

* Na primeira imagem eu já havia tratado a acne com Tetralysal

Sim. A primeira foto tem menos luz que a segunda, mas não achei nenhuma foto minha antiga que demonstrasse melhor o que acontece na minha pele. Como dá para perceber, na foto nº 1 a coisa tava feia no meu rosto e, na foto nº2, com muito esforço você vai ver uma manchinha na minha testa. Também havia uma espinha interna do lado esquerdo do nariz [aliás, ela ainda está aqui 😦 ]. Ah, depois da foto tirada, surgiram duas novas espinhas na região do queixo, à direita. Mínimas se você, caro leitor, comparar com a quantidade de espinhas visíveis [e imagináveis] na primeira foto do post.

E é justamente porque as espinhas, apesar de raras, continuarem a surgir que minha médica aumentou a minha dose de Roacutan. A partir desse mês, passo a tomar dois comprimidos num dia e no seguinte um só. Bonitinho não é? Isso reduz o tempo de tratamento [no meu caso, previsto para um ano] mas aumenta as despesas mensais com o remédio e com os hidratantes.

O tratamento está indo bem e eu já estou muito satisfeita com o resultado. Porém, nem tudo são flores…  Aqui fica um primeiro alerta sobre como o Roacutan não é um remédio assim tão perfeito.

A bula do comprimidinho não engana. Você fica ciente ao lê-la de que vai passar por poucas e boas durante todo o período do tratamento. Mas sempre temos aquela história do ‘isso não vai acontecer comigo’ ou ‘é realmente ruim, mas estou ileso’. Pois é… aconteceu comigo. E foi tão disfarçadamente que eu nem percebi:

Entrada no consultório:

– Oi Dra., tudo bem?

– Claro que sim, Rakky… como foram as férias e [blá, blá, blá…]

– Vamos ver os seus exames… tudo Ok com o seu sangue… ah, gravidez negativo, ok, ok… é… você viu que o colesterol deu uma aumentada, não é?

– Poxa doutora, nem tinha visto *assustadinha*

– Pois é, estamos em 210… o normal é 150… mas não fica preocupada não! Quando você encerrar o tratamento, tudo volta ao normal…

– Pois é… *bem assustada*

– Mas a gente vai ter que aumentar a sua dose de remédio, então, vamos tomar cuidado com a dieta ok?

– Ok, o que eu devo evitar?

– Ah… nada de gorduras, frituras, gema de ovo, doces, chocolate… muitos alimentos integrais, saladas, legumes e verduras e tudo muito natural, tá bom?

– Tudo bem *extremamente assustada*.

Ok, vamos começar uma dieta incrível para combater o colesterol e parar de ter vida por um tempo. Sim, o remédio tem mostrado muito resultado e eu vou continuar.

Anúncios

Roacutan… alegrias

A última cartela da minha caixinha mensal de Roacutan está quase no fim. Terceiro mês de tratamento também.

Hoje recolhi os resultados dos exames de rotina, que minha médica passará a pedir a cada 2 meses. Nem os abri, estou bem confiante em relação aos resultados “normais” que devo encontrar.

Só preciso mesmo dizer: estou muito feliz e muito animada com os resultados.

O sabonete facial e os novos hidratantes para rosto e corpo têm dado bons resultados e eu não tive mais ressecamentos estranhos. Meu humor não tem se alterado muito nos últimos dias. Tenho me sentido muito bem e não desobedeci a nenhuma regra do tratamento durante o mês que passou. Mas nada pode me deixar mais feliz do que alguns comentários, como os que vou tentar reproduzir abaixo:

“Ai amiga, tua pele tá bem melhor né? Que bom” – Fê, uns 3 dias antes de eu entrar de férias.

“Meu Deus! Nessa foto nova no seu álbum dá pra ver como a sua pele tá mudada! Tá dando certo, Rakky, que bom!” – by Ísis, no MSN.

“Oooo Rakky… o que é q vc tá fazendo no seu rosto? Tá tão limpo, sem manchas, sua pele tá tão bonita…” – by Bruno, no sol pré-almoço de amigo secreto.

Sim, houveram mais comentários. Não vou lembrar de todos, mas cada um deles me deixa bem feliz. O tratamento está dando resultado, o sofrimento inicial passa e a alegria de se ver livre de espinhas é muito mais psicológica do que estética para mim, e acredito que pra muita gente.

SE eu tomar coragem, no próximo post sobre o tratamento até me arrisco a postar imagens do tipo “antes” e “depois”.

Roacutan… medo…

É, estou chegando ao fim do meu segundo mês de tratamento. A cada vez que paro para pensar um pouco nisso, avalio os resultados e os efeitos colaterais e tenho medo, muito medo. Isso porque, nesse segundo mês, se eu for avaliar tudo o que me aconteceu e comparar com o primeiro mês, tive muito mais efeitos colaterais do que melhorias. Vejamos:

  • Meu rosto voltou a ficar marcado… tenho novas marcas de acne surgindo e alguns cravos esporádicos aparecem do nada;
  • Junto ao aparecimento de acne está o ressecamento da minha face… na semana passada, passei a mão por trás da orelha para ajeitar o cabelo e senti casquinhas de pele sairem de mim… me sinto como uma cobra em seu período de troca de pele;
  • Tenho coceiras, muitas coceiras, mas talvez isso se deva ao ressecamento da pele;
  • Lábios? Pois é, manteiga de cacau a cada 5 minutos… tem gente que acha exagerado e até faz piada, mas meus lábios queimam se eu passo tempo demais sem qualquer hidratação… atualmente minha melhor amiga é uma embalagem branca, cilíndrica e de aproximadamente 3 centímetros, que fica dentro da minha bolsa o tempo todo e é extremamente acessível;
  • Dores musculares tem sido menos frequentes, mas ainda existem;
  • Talvez seja só um momento na minha vida em especial, mas tenho sentido uma tristeza frequente e sem motivo… como depressão pode ser um dos efeitos colaterais, estou relacionando a isso também, mas pode não ter nada a ver.

Enfim… é a terceira vez em menos de uma semana que eu penso em desistir do tratamento. Tenho consulta no próximo dia 23 e preciso muito da minha médica pra me tirar mil dúvidas. Depois da consulta, talvez eu fique mais animada para prosseguir o tratamento. Talvez não…

 

A primeira semana de tratamento

Pois é. Amanhã completa-se a minha primeira semana de tratamento com o Roacutan. Alguns resultados e efeitos colaterais:

  • No domingo, acordei com os olhos coçando muito. Ao me olhar no espelho, percebi meu rosto completamente vermelho. Minha pele, de modo geral, está mais sensível e sinto muita ardência ao usar qualquer protetor solar;
  • Dores musculares aparecem de vez em quando;
  • Ontem, tive uma falta de ar, seguida de uma forte dor no coração. Respirei fundo durante uns dois minutos e passou.

Nenhum desses problemas foi uma surpresa. Na verdade, eu esperava que os primeiros efeitos fossem bem piores, de acordo com todas as orientações da minha dermatologista. Algumas pessoas já conseguem perceber efeitos positivos do tratamento no meu rosto, e eu também tenho notado poucas mudanças. Outra das sensações que incomodam muito é a sede. Por mais que eu beba 5 litros de água por dia, estou sempre, o tempo todo, com muita, mas muita sede mesmo. Outra coisa é que eu sempre estou com calor, e sinto a temperatura do meu corpo sempre quente, como se eu estivesse sempre com 40º de febre.

Eu sempre tomei bastante água, mas isso está ficando fora do controle.

Agora, vou deixar uma dica pra quem começar o tratamento: comece a utilizar hidratantes antes de começar a ingerir o remédio. Com certeza seu médico vai te indicar algum sabonete /  creme hidratante para acompanhar o tratamento + o protetor solar e um hidratante para os lábios. Faça uso desses ‘cuidados’ antes de iniciar o tratamento com Roacutan. É bom porque você não vai se sentir tão ressecada(o) já de cara. Eu comecei a usar os hidratantes um dia antes do remédio, e tem sido positivo. O que estou usando é:

  • Protetor solar Nívea FPS 30 (sim, é pra usar todo dia no rosto, se chover ou se fizer sol);
  • Loção hidratante Kalima;
  • Sabonete hidratante Kalima;
  • Hidratante para lábrios Epidrat FPS 30.

Outras recomendações:

  • Alimentação saudável, sempre;
  • Muito líquido (não só água);
  • Dois banhos por dia (essa é super pessoal, mas como você com certeza vai sentir muito calor, vai passar por essa dica sem perceber);

Até a próxima postagem.

Obs: todas as postagens relacionadas ao tratamento com Roacutan se referem APENAS à analise pessoal que tenho feito do tratamento. As recomendações e experiências aqui postadas não têm cunho médico ou profissional e são baseadas em minha experiência e analise dos efeitos do remédio em mim. As orientações passadas por qualquer tipo de profissional serão devidamente sinalizadas.