Resenha: O Mundo de Sofia

Tá bom vá. Eu sei que todas as pessoas que quiseram ler esse livro tinham 15 anos quando o fizeram. Mas eu quis desde os 15 e só consegui agora, ok? E daí? Vai encarar? Hein?

Todas as vezes que eu via alguém falando do “O Mundo de Sofia” eu tinha vontade de ler o livro. O nome já traz em si um quê de curiosidade. A primeira pergunta que me vinha à cabeça era quem era a tal da Sofia e porque ela tinha um mundo tão seu. Matar essa curiosidade leva quase até o final do livro. Sofia é uma moradora de uma pequena cidadezinha da Noruega prestes a completar 15 anos. Leva uma vida “quase normal” , mora com sua mãe, seu pai está sempre viajando a trabalho, estuda, tem animais de estimação… é uma garota feliz. Porém, alguns dias antes de seu aniversário chegar ela recebe uma carta de um filósofo. Uma carta que mudaria sua forma de ver o mundo. E seu mundo também.

As coisas começam a mudar de acordo com a frequência no recebimento das cartas de com apostilas de filosofia e de bilhetes, endereçados à Hilde, uma garota que ela não conhece, mas que faz aniversário no mesmo dia que ela e para quem ela deveria entregar os bilhetes. As aulas ensinam Sofia a entender a filosofia de acordo com passagens de sua própria vida, da vida de seu misterioso professor de filosofia e da vida de Hilde, a garota misteriosa que tanto se assemelha a ela própria. Nessa confusão, Sofia começa a entender a base da filosofia mundial, dos pré-socráticos à Sartre. A leitura se torna um pouco confusa e massante na metade do livro, quando os segredos começam a ser revelados e o livro termina de repente, deixando o leitor com a pulga atrás da orelha.

O Mundo de Sofia (Sophie´s World)

Autor: Jostein Gaarder (Tradução de João Azenha Jr.)

Gênero: Bibliografia

Número de páginas: 547

Editora: Cia. das Letras

País de Origem: Noruega

Nota: 8

7 comentários em “Resenha: O Mundo de Sofia

  1. Nunca esteve entre os meus TOPs livros desejados. Mas sim, o nome sempre me intrigou. Parece interessante. Vai entrar na lista

  2. Nunca me canso de dizer que este é um dos livros mais importantes da minha vida, embora eu ache a Sofia em si um saco e apesar do final péssimo. Fico feliz que tenha lido e gostado! 🙂

  3. Vocês são umas graças, sabiam?

    Thi… eu e a Mari recomendamos, então, VOCÊ TEM QUE LEEEERR.

    Mari,
    Eu também achei o final uma bosta. A Sofia é muito burra às vezes, mas ela consegue dar um tom bacana pra história… afinal, todo adolescente é meio retardado e ela representa muito bem esse papel… rsrsrs

  4. rakky, você já assistiu ao seriado ?? eu aluguei outro dia, achei a coisa mais fofa do mundo, fiquei emocionada nas cenas de gutenberg e sua (im)prensa… eu já adorava o livro em 1900 e bolinha (qdo comprei), ‘xonei’ de vez pelo seriado … tow até pensando em comprar, tem no submarino olha http://www.submarino.com.br/produto/6/21437299/dvd+o+mundo+de+sofia-+duplo (DVD duplo) … eu tava procurando mais coisas sobre o assunto e cai no teu blog, eita mundo virtual pequeno kkkkkkkk beijãoooo

    1. ei menina conta essa historia direito….mundo virtual pequeno dmais sô…que nada filha,isso é coisa de destino hhehehe..coisas do alem;;

  5. aa gente…fala serio..o que se passa na cabeça de muitos adolecentes com certeza nao se passava na cabeça da sofia..afinal…esse livro conta a historia de uma menina muito da intelectual hehehe..brincadeira.. 🙂

Deixe um comentário