The Beatles – 50 anos depois: algumas descobertas e uma ótima leitura

 Você, Beatlemaníaco que acompanha esse blog só porque de vez em nunca em falo sobre eles, alegre seu coração: acabo de ganhar de aniversário (sim, completei 23 aninhos no último dia 12/4. Parabéns pra mim!) o livro The Beatles – 50 anos depois. O presente veio da room mate Carol, a leitura é envolvente e incrível, o livro é pequeno (para aqueles que não curtem muito ler) e ainda dá para descobrir vários segredinhos da vida e obra dos Fab Four.

O jornalista Bento Ferraz resume no livro os anos da beatlemania, falando brevemente onde e quando tudo começou, como cada beatle se tornou um beatle, os primeiros shows, a escolha do nome da banda e os desafios antes de alcançar o sucesso. Em seguida, relata com detalhes valiosos os anos da beatlemania, como cada beatle reagia a loucura das fãs, as composições de Lennon e McCartney e suas reuniões para compor, as músicas do George e sua genialidade harmônica e a necessidade que todos eles tinham da presença inspiradora e conciliatória do baterista Ringo Starr, talvez o principal responsavel pelos quase 10 anos de carreira dos Beatles terem durado tanto tempo.

Ferraz conta também como os Beatles se viraram um sem o outro, as brigas, a criação e quase falência da Apple Corps, os golpes dos quais os fab four foram vítimas e as razões para o fim da maior banda de todos os tempos, assim como os trabalhos dos quatro beatles após o fim da banda, a morte de John, a recuperação de Paul e sua carreira solo, os discos e sucessos de Ringo Starr e George Harrisson, bem como sua doença e morte e as esposas de Lennon (Yoko Ono) e McCartney (Linda Eastman) e a influência que essas duas mulheres tão diferentes uma da outra exerceram sobre a vida e obra de uma das mais incríveis duplas de todos os tempos.

O livro pode ser devorado em poucas horas, dá pra ler em um dia. É uma leitura divertida para aqueles que estão conhecendo as músicas e canções dos Beatles e querem saber mais sobre sua história ou para aqueles que já foram há muito conquistados pela Beatlemania, mas querem mais. Ao final do livro, Ferraz lista a discografia dos meninos, incluindo os Eps e a biografia utilizada, fonte de informação valiosa para aqueles que desejam mergulhar ainda mais fundo na história dos fab four.

The Beatles – 50 anos depois

Autor: Bento Ferraz

Gênero: Bibliografia

Número de páginas: 127

Edição: 01/2008

País de Origem: Brasil

Nota: 10

7 comentários em “The Beatles – 50 anos depois: algumas descobertas e uma ótima leitura

  1. Antes de dizer que esse livrinho parece o máximo (opa, já disse) DESCULPA.

    Cara, eu esqueci que dia 12 foi seu aniversário D:
    E isso porque um tempinho antes eu exclui meu orkut e ainda pensei “eu tenho que tomar cuidado pra não esquecer o niver da Rakky que estava ali nos avisos”. Desculpe-me mesmo!

    Enfim, parabéns atrasado. 23 anos, mas já? Caramba, eu te conheci com 19… Como passa rápido ^^.

    Felicidades e todos os clichês bonitos de aniversário na sua vida. ♥

    (E que você continue ganhando livros legais assim, porque por aqui… pf.)

    1. Adoro Beatless…fui ao show do Paul no ano passado em Sampa!!!
      muito bom gostoooo!

      bjss..continue assim!

    1. Raquelline.
      tudo bem?
      Sei lá………….. você me desculpe…………..mas os Beatles não foram “essa maravilha” que todos conhecem.
      A música é muito boa.
      Gosto muito
      Mas existem muitas coisas envoltas nisso que a gente não sabe e nunca vai saber porque quem está vivo não conta e quem morreu já morreu e não tem como falar, óbvio
      Li a biografia do Bob Spitz da Larousse
      Lá são contados fatos – assim como se pode dizer – “an passant” (acho que é assim que se escreve) que fazem a gente deduzir que:
      – a música é muito boa e virou um clássico

      Fora isso:
      foi um business com toda a “podridão” que os business são no geral

      O problema é que as pessoas não vão à fundo prá saber como as coisas rolaram

      Se fossem – olhariam os Beatles com outros olhos.

      abração
      Rui
      oghi.rui@gmail.com

  2. Gente, adorei seu resumo. Principalmente, a história da ‘presença inspiradora e conciliatória’ de Ringo Starr, tão subestimado. Hoje mesmo no almoço, um provocador disse que Ringo está para os Beatles assim como Piá está para o Flamengo.

    Agora, o livro definitivo sobre Beatles é o feito por Bob Spitz, e demora muuuito pra ler … são 800 páginas de magia e detalhes!!!

    Não te conheço mas parabéns pelo presente e por tê-lo-lido!!!

    Veja meus textos sobre Beatles no meu blog (que não é só sobre Beatles), em

    http://blogdohomerix.blogspot.com/2011/01/isso-e-que-e-universidade.html

    Lá você encontra inclusive, uma crítica minha sobre o livro de Bob Spitz.

    Grande abraço

    Homerix

Deixe um comentário